Como reduzir os níveis de colesterol

Como reduzir os níveis de colesterol

Se está com os níveis de colesterol elevados, provavelmente questiona-se de como reduzir o colesterol de forma natural: se existem mudanças simples como adotar uma alimentação e estilo de vida para ajudar a reduzir o colesterol para o nível recomendado.

Ficará feliz em saber que existem várias formas de reduzir os seus níveis de colesterol.

O que devemos considerar antes de tentar reduzir o colesterol de uma forma natural.

Os níveis de colesterol são importantes porque, se elevados, o colesterol é um dos fatores de risco de doenças cardiovasculares, embora existam vários outros fatores, talvez tenha que enfrenta-los para reduzir o risco como um todo.

Sendo assim, é uma boa ideia, caso ainda não tenha feito, marcar uma consulta para verificar os seus níveis de colesterol e falar com um médico sobre as suas opções. Conhecer os seus níveis de colesterol e definir uma meta realista pode ajudar a mantê-lo motivado, o que é importante ao mudar para a sua alimentação e estilo de vida para conseguir reduzir o colesterol de uma forma natural.

Mudar a alimentação é uma forma natural de reduzir o colesterol

Os alimentos podem ter influência nos níveis de colesterol. Na sua alimentação é muito importante incluir alimentos enriquecidos com esteróis vegetais pois estes estão clinicamente comprovados que ajudam a reduzir ativamente o colesterol como parte de uma alimentação variada e equilibrada incluindo frutas, vegetais e um estilo de vida saudável.

  1. Troque a gordura má pela gordura boa para reduzir o colesterol

    Substitua alimentos ricos em gorduras saturadas como carnes vermelhas, carnes gordas, enchidos, manteiga, bolachas, laticínios gordos por gorduras insaturadas (mono e polinsaturadas), ou opte por alimentos com gordura reduzida, como cremes vegetais para barrar, carnes magras, carnes brancas, queijos magros, iogurtes magros, nozes.

    Aqui estão algumas dicas saudáveis para ajudar a seguir uma dieta alimentação para reduzir o colesterol:

    • Durante as compras, troque alimentos ricos em gordura saturada por alternativas ricas em gordura insaturado ou teor reduzido de gordura saturada: leia os rótulos dos alimentos e opte por óleos vegetais como girassol ou peixes gordos e cremes vegetais para barrar e cozinhar.
    • Substitua alguns pratos de carne por feijão e leguminosas, cereais integrais ou peixes e opte por carnes brancas, sempre que possível.
    • A sua alimentação em geral também deve ser saudável e equilibrada.
    • Evite fritar os alimentos; dê preferência aos alimentos preparados no vapor, grelhados ou cozidos.
    • Coma pequenas porções de frutos secos e sementes (sem sal) em vez de um pacote de salgadinhos ou bolachas.
    • Confira a seção de receitas do nosso site para ideias de menus.
  2. Tente variar sua alimentação o máximo possível

    Uma alimentação saudável inclui vários tipos de alimentos. A recomendação geral é de cinco ou mais porções de frutas ou legumes por dia, e inclua cereais e grãos integrais em abundância para fornecerem uma boa dose de fibra solúvel.

  3. Introduza esteróis vegetais na sua alimentação

    Consumir alimentos enriquecidos com esteróis vegetais é a forma mais eficaz de reduzir o colesterol. Trocar a sua manteiga pelos cremes vegetais da gama Becel ProActiv.

    Os esteróis vegetais nos produtos Becel ProActiv são clinicamente comprovados para reduzir ativamente o colesterol. O consumo diário de 1,5 a 2,4 g de esteróis vegetais por dia pode reduzir o colesterol entre 7 a 10 % em 2 a 3 semanas, como parte de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

Mudanças no estilo de vida para reduzir o colesterol de forma natural

Existe uma relação entre o excesso de peso ou obesidade e o nível elevado de colesterol LDL (ou "mau" colesterol) e níveis baixos do "bom" colesterol HDL. Praticar uma alimentação equilibrada, fazer exercícios pode ajudar a manter o peso.

É mais simples do que imagina incluir 150 minutos recomendados de exercício por semana, mesmo para aqueles que trabalham a maior parte do dia sentados. Outro fator que deve ser considerado em qualquer estilo de vida saudável é o bem-estar geral, reduzindo o stress e dormindo o suficiente.

  1. Algumas dicas para reduzir e stress e fazer exercícios
  • Subir as escadas ao invés do elevador.

  • Tente um ou mais destes treinos de 10 minutos por dia.

  • Reserve 15 a 30 minutos por dia para meditação ou reflexão pessoal.

  • Vá para o trabalho a pé ou de bicicleta, ao invés de carro ou autocarro.

  • Pense no exercício como um novo passatempo, algo que estimula. Corrida, caminhada, hidroginástica, voleibol ou mesmo ginástica artística, se achar que é divertido, será mais fácil de se manter motivado.

  • Tenha uma rotina para dormir, com uma hora certa para deitar e rituais de relaxamento.

O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Existem muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco.

Substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação demonstrou reduzir o colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco.

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