Pressão arterial

Pressão arterial

A sua pressão arterial é uma medida da força exercida sobre as artérias do seu coração, à medida que esta bombeia sangue para todo o corpo. A pressão arterial de qualquer pessoa pode subir e descer durante o dia. Atividade física, stress e exercício físico podem aumentar a nossa pressão arterial temporariamente - o que é normal. Mas a pressão arterial permanentemente elevada pode ter um impacto sobre a saúde do seu coração e está relacionada com níveis elevados de colesterol.

Como pode medir a pressão arterial?

A pressão arterial é medida em unidades chamadas milímetros de mercúrio, normalmente abreviado para mmHg. Existem duas medidas:

  • A pressão sistólica: quando o coração bate
  • A pressão diastólica: quando o coração relaxa entre os batimentos

O normal é colocar a pressão sistólica, em primeiro lugar, na leitura e a diastólica na segunda leitura, por exemplo, 124/80.

Qual a leitura para um nível de pressão arterial saudável?

Uma leitura de 120/80 mmHg ou inferior é considerada uma pressão arterial saudável. Uma leitura de 140/90 mm Hg ou superior é considerada alta.

Controlar a pressão arterial

A pressão arterial elevada raramente mostra quaisquer sintomas visíveis, por isso é importante fazer check-ups regulares. Verifique o histórico médico da sua família, pois pressão arterial elevada pode ser hereditária. E se está preocupado com a sua pressão arterial, converse com seu médico sobre o tratamento.

Muitos fatores controlam a pressão arterial, mas mudanças simples na sua alimentação e estilo de vida, como as que vamos mencionar a seguir, podem ajudar a controlar a sua pressão arterial elevada e traze-las para um nível mais saudável.

Reduzir pressão arterial: dicas

Use menos sal

Como muitas pessoas, provavelmente está usar mais sal do que pensa. Se a sua pressão arterial é elevada, pode reduzir a quantidade de sal que usa e:

  • Evite ingerir alimentos salgados como o queijo, as batatas fritas, aperitivos
  • Corte no sal que usa para cozinhar
  • Escolha um sal com baixo teor de sódio

Consuma mais potássio

O potássio ajuda o seu organismo eliminar o de excesso de sal. Nós não conseguimos armazenar potássio, por isso precisamos de o consumir todos os dias. Escolha alimentos ricos em potássio como frutas frescas e vegetais, peixe, leguminosas como o feijões, o grão e as ervilhas.

Encontre um parceiro para praticar exercício físico

É sempre fácil encontrar desculpas para não se tornar mais ativo. Pode ajudar se encontrar um parceiro que pratique consigo exercício físico – podem encorajar-se um ao outro e até mesmo divertirem-se!

Relaxar e rir

Dar uma caminhada quando se sentir tenso ou praticar algum exercício após um dia agitado - o que irá liberar endorfinas, que o/a fazem sentir-se bem! Certifique-se de ter o sono em dia e tentar exercícios de respiração e relaxamento profundo. O riso também pode ajudá-lo/a a relaxar, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Perder peso de forma sensata

Excesso de peso pode aumentar em 2 a 6 vezes a probabilidade de vir a ter pressão arterial elevada. Tentar perder peso de forma sensata, seguindo um plano de alimentação saudável e incorporando mais exercício no seu dia.

Coma mais frutas e vegetais

Comer 5 porções de frutas e vegetais todos os dias pode ajudar a controlar a sua pressão arterial, garantido que está a ingerir mais potássio. Aposte especialmente em bananas, frutas secas, melões, abacates, polpa, abóbora, laranja e suco de naturais de fruta.

Modere o consumo de álcool

Beber demasiado pode aumentar o risco de pressão arterial elevada. Por isso, seja moderado e use o bom senso.

TOP