Como funcionam os esteróis vegetais?

Como funcionam os esteróis vegetais?

Os esteróis vegetais encontram-se naturalmente em pequenas quantidades nos óleos vegetais, sementes, cereais,frutas e vegetais. Também é possível encontrá-los (em maior concentração) em produtos da gama Becel ProActiv, como os cremes vegetais com esteróis vegetais. Estão comprovados em mais de 50 estudos clínicos, que os esteróis vegetais reduzirem ativamente o colesterol*.

Para os que querem reduzir o colesterol para o nível recomendado, adotar uma alimentação saudável e variada e substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas** é fundamental. É essencial complementar com alimentos enriquecidos com esteróis vegetais.

Então, qual é a diferença entre usar medicamentos que reduzem o colesterol e consumir alimentos como Becel ProActiv para reduzir o colesterol, e como é possível incluir esses alimentos na alimentação de forma fácil e prática?

Quais são as vantagens de utilizar Becel ProActiv e suplementos com esteróis vegetais para reduzir o colesterol?

Como mencionado anteriormente, os esteróis vegetais são encontram-se naturalmente em pequenas quantidades nos óleos vegetais, sementes, cereais, frutas e vegetais. No entanto, como parte de uma alimentação variada e equilibrada e estilo de vida saudável, é necessário consumir entre 1,5 e 2,4 g de esteróis vegetais por dia para reduzir o colesterol de 7 a 10 % em 2 a 3 semanas*.

Entretanto, não é possível consumir essa quantidade de esteróis vegetais simplesmente incluindo mais frutas, legumes e sementes na sua alimentação. Na realidade, seria necessário consumir uma enorme quantidade para atingir o valor necessário para efetivamente reduzir o colesterol. Esse é o motivo pelo qual é necessário recorrer a alimentos enriquecidos em esteróis vegetais, como os produtos da gama Becel ProActiv para para reduzir o colesterol para o nível recomendado.

De que forma os esteróis vegetais reduzem o colesterol?

Os esteróis vegetais (encontrados nos produtos da gama Becel ProActiv) atuam bloqueando parcialmente a absorção do colesterol no intestino. Isso reduz a quantidade de colesterol que entra na corrente sanguínea, resultando na redução dos níveis de colesterol LDL (mau). Consumir a quantidade recomendada de esteróis vegetais, de 1,5 a 2,4 gramas, diariamente, ajuda a reduzir seus níveis de colesterol de 7 a 10 % em apenas duas a três semanas*.

colesterol

Fígado

Micela

Intestino

Sangue

Colesterol

Esteróis Vegetais

Mais colesterol absorvido = níveis elevados de colesterol no sangue.

Menos colesterol absorvido =níveis inferiores de colesterol no sangue.

Pode ainda ler alguns testemunhos de pessoas que estão a reduzir o colesterol com a ajuda de um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada e com Becel ProActiv aqui.

Que quantidade de esteróis vegetais são necessários consumir para reduzir o colesterol?

Para beneficiar dos esteróis vegetais, é necessário consumir entre 1,7 e 2,4 gramas diariamente como parte de uma alimentação saudável que inclua frutas e vegetais em quantidade suficiente. Ao consumir Becel ProActiv Sabor a Manteiga diariamente na dose recomendada está a reduzir

O uso de Becel ProActiv juntamente com exemplo de alimentos para reduzir o colesterol.

Algumas das formas mais fáceis de reduzir o colesterol envolvem mudanças simples na sua alimentação. Consumir alimentos enriquecidos com esteróis vegetais ajudam *. Um dos principais benefícios de consumir estes alimentos para reduzir o colesterol é que eles simplificam a substituição de alimentos ricos em gordura saturada, como a manteiga ou o sem comprometer o sabor.

É por isso que, os produtos da gama Becel ProActiv são enriquecidos com esteróis vegetais, pois apenas três porções do creme vegetal Becel ProActiv Sabor a Manteiga ou do creme vegetal Becel ProActiv Magra ajudam a reduzir o colesterol.

Três porções diárias de:

  • Creme vegetal Becel ProActiv Sabor a Manteiga. 1 porção = 2 colheres de chá,
  • A recomendação é de 2 colheres de chá, 3 vezes ao dia, ou seja, 3 porções, 3 vezes ao dia

Experimente barrar o creme vegetal Becel ProActiv nas suas torradas ao pequeno almoço, no arroz ou na massa depois de cozinhados e como tempero para um salmão cozinhado ao jantar.

Formas simples de saborear a gama Becel ProActiv e reduzir o colesterol

  • Saboreie o seu creme vegetal barrado numa torrada integral no pequeno almoço.
  • Use o nosso creme vegetal numa sanduíche, juntamente com o seu recheio favorito.
  • Derreta o creme vegetal sobre legumes como acompanhamento ou sobre o seu prato principal.
  • E para finalizar, pique ervas finas e misture com nosso creme vegetal para obter um molho saboroso que derrete sobre uma massa de grãos integrais.
  • Passe o nosso creme vegetal nas batatas assadas para derreter antes de acrescentar os seus recheios saudáveis favoritos.
  • Bata um pouco de creme vegetal com batatas, batatas doces ou mesmo abóboras cozidas para preparar um purê cremoso.
  • Também pode incluir os cremes vegetais Becel ProActiv na sua alimentação com uma das receitas saudáveis disponíveis neste site. Entre as receitas disponíveis, temos scones com creme de laranja e canela para o brunch ou pequeno almoço e caril verde tailandês para o prato principal.

Informações importantes sobre a gama Becel ProActiv.

  • Alimentos enriquecidos com esteróis vegetais contribuem para a pratica de uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada.
  • Os alimentos enriquecidos com esteróis vegetais não eliminam a necessidade de uma alimentação variada e não é por isso, que deve abandonar a prática de uma alimentação saudável.
  • Existem formas complementares, e importantes, de reduzir o colesterol: substituir a gordura saturada pela gordura insaturada na sua alimentação e manter um peso saudável através de dieta e exercícios.

A eficácia dos esteróis vegetais foi aprovada pelo Comité Cientifico da União Europeia e, mais recentemente pela EFSA (European Food Safety Authority), ou seja, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar. Colocar esta frase em primeiro lugar

Posso consumir esteróis vegetais, assim como estatinas?

Se toma estatinas, os esteróis vegetais podem oferecer benefícios adicionais para reduzir o colesterol*. Na realidade, ambos reduzem o colesterol de forma diferente e o efeito combinado é cumulativo. Para orientações sobre como combinar medicamentos que reduzem o colesterol e a gama Becel ProActiv, consulte seu médico.

Os esteróis vegetais apresentam efeitos colaterais comprovados?

Não existem efeitos colaterais comprovados associados ao uso de esteróis vegetais. Estudos abrangentes mostram que estes são seguros e benéficos para a redução do colesterol. Certas pessoas têm necessidades alimentares especiais. Gravidas, lactentes, crianças até 5 anos e indivíduos sob medicação para baixar o colesterol deverão, por isso, aconselhar-se com o seu médico antes de consumir qualquer produto para a redução do colesterol.

Quando decide reduzir seu colesterol e mudanças na sua alimentação, deve sempre ir consultar o seu médico ou o seu nutricionista.

Suplementos que “reduzem o colesterol”

Quando suplementos como o beta-glucano ou esteróis vegetais são utilizados para reduzir o colesterol, é importante lembrar a quantidade que se deseja consumir para conseguir um efeito significativo, por isso é altamente recomendado que leia todas as informações da embalagem. Isso também depende do tipo de suplemento que escolhe. Por exemplo, seria necessário ingerir quantidades diferentes de esteróis vegetais para conseguir o mesmo resultado.

Existem outras formas de reduzir o colesterol, assim como os alimentos com esteróis vegetais?

A gama Becel ProActiv contém esteróis vegetais que reduzem o colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Consumir de 1,5 a 2,4 g de esteróis vegetais por dia reduz o colesterol entre 7 a 10 % em 2 a 3 semanas, quando consumidos como parte de uma alimentação e estilo de vida saudáveis que inclua frutas e vegetais em quantidade suficiente.

**Está demonstrado que substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação reduz o colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Existem muitos fatores de risco envolvidos nestas doenças, para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

TOP