O que é o colesterol?

O que é o colesterol?

Se está interessado em saber o que é o colesterol, veio ao sítio certo. Temos a explicação, a definição sobre o que é o colesterol, assim como os sintomas de colesterol elevado, e até dicas úteis sobre alimentação e estilo de vida saudável. O site de Becel ProActiv foi desenvolvido para oferecer muitas informações e recursos úteis para manter seu colesterol normal. Aqui pode encontrar as informações que precisa para fazer mudanças positivas na sua alimentação e no seu estilo de vida. Então, o que é o colesterol?

Uma definição simples sobre colesterol

O colesterol é uma substância gorda que é produzida naturalmente no organismo. Esta substância desempenha um papel vital na forma como funcionam as células, mas o excesso de colesterol no sangue é também um dos fatores de risco para o no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Há vários fatores de risco para o desenvolvimento destas doenças pelo que o encorajamos a verificar todos eles de forma a reduzir o seu risco global

Colesterol HDL e colesterol LDL: qual a diferença?

Colesterol HDL e colesterol LDL

O colesterol está presente no organismo em moléculas chamadas lipoproteínas. Existem dois tipos que são muito importantes, especialmente se considerarmos que um tipo de colesterol pode ser bom e o outro mau: O colesterol LDL e o colesterol HDL.

  • O colesterol LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade), é geralmente chamado de "colesterol mau", pois contém uma quantidade relativamente elevada de colesterol que pode se acumular nas paredes arteriais.
  • O colesterol HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) é capaz de remover e transportar o colesterol das artérias e levá-lo para o fígado, onde posteriormente é eliminado, por isso é chamado de "colesterol bom".

o que é o colesterol LDL?

O colesterol bom (HDL) devolve o colesterol para o fígado, onde ele é eliminado.

o que é o colesterol HDL

O colesterol LDL elevado é amplamente conhecido por ser um dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Existem muitos fatores de risco no desenvolvimento destas doenças, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

O seu nível de colesterol é determinado através de um exame de sangue e pode ser realizado por um teste rápido (picada no dedo onde se extrai uma gota de sangue) ou um teste feito num laboratório de análises clinicas através de uma análise ao sangue. Os resultados indicam não apenas a quantidade, mas também o tipo de colesterol presente no seu sangue. Embora o ideal seja manter o colesterol total baixo, a proporção de HDL no colesterol total também é importante, pois o colesterol HDL exerce uma função diferente do colesterol LDL.

Como medir seus níveis de colesterol LDL e HDL

O seu nível de colesterol é determinado através de um exame de sangue e pode ser realizado através de um teste rápido (picada no dedo onde se extrai uma gota de sangue) ou um teste feito num laboratório de análises clinicas através de uma análise ao sangue. Os resultados indicam não apenas a quantidade, mas também o tipo de colesterol presente no seu sangue. Embora o ideal seja manter o total geral de colesterol baixo, a proporção de HDL no colesterol total também é importante, pois o colesterol HDL exerce uma função diferente do colesterol LDL.

Como medir seus níveis de colesterol LDL e HDL

Caso o seu exame mostre que os níveis de colesterol estão elevados, é provável que seu colesterol LDL esteja acima do nível recomendado.

Níveis recomendados para colesterol LDL e HDL segundo a Sociedade Europeia de Cardiologia

Colesterol LDL:

  • Inferior a 115 mg/dl para adultos saudáveis
  • 80 mg/dl ou menos para indivíduos considerados com alto risco de desenvolverem doenças cardiovasculares

Colesterol HDL:

  • Superior a 40 mg/dl.
  • A proporção do seu nível total de colesterol em relação ao HDL deve ser inferior a quatro.

Com os resultados do teste ao colesterol, um médico pode ajudá-lo a interpretar os resultados corretamente. Quando falamos de números, é importante que saiba o que é e o que não é o colesterol HDL.

Em geral, um elevado nível de colesterol HDL é considerado bom, por isso é importante manter o colesterol HDL pelo menos no nível recomendado.

Como reduzir os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL

Consulte um médico para o ajudar a interpretar os resultados do teste e para ajudar a reduzir o colesterol. A boa notícia é que existem algumas medidas que pode adotar para ajudar a reduzir o colesterol LDL.

São vários os fatores de risco que podem influenciar a probalidade de ter o colesterol elevado, mas existem alguns destes fatores que estão fora do nosso controle, (como idade e gênero), existem diversos outros fatores que nós mesmos podemos controlar. Provavelmente, o seu médico ou o seu nutricionista fará diversas recomendações sobre mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida.

Fazer exercícios, diminuir o consumo de gordura saturada e de gordura trans substituindo-as por gorduras insaturadas e ingerir alimentos que contêm esteróis vegetais para reduzir o colesterol são dicas para uma alimentação saudável que ajudam a controlar o colesterol. Para mais informações sobre como reduzir o colesterol.

Colesterol LDL e sua alimentação

  • Uma das formas mais eficazes de reduzir o colesterol LDL elevado é reduzir a ingestão de gorduras saturadas e de ácidos gordos trans substituindo-os por gorduras insaturadas*.
  • Uma alimentação saudável e variada também é importante. As fibras encontradas na aveia e na cevada podem ajudar a reduzir o colesterol. Neste site, pode também encontrar algumas sugestões de receitas para uma alimentação saudável.
  • Limitar o consumo de álcool (e parar de fumar).
  • Outra opção é introduzir alimentos enriquecidos com esteróis vegetais na sua alimentação diária. Becel ProActiv contém esteróis vegetais, um ingrediente clinicamente comprovado para reduzir ativamente o colesterol*.

O consumo diário de 1,5 a 2,4 g de esteróis vegetais pode reduzir o colesterol entre 7 a 10 % em 2 a 3 semanas, se consumidos como parte de uma alimentação variada e equilibrada e estilo de vida saudáveis com frutas e produtos hortícolas em quantidade suficiente. Os esteróis vegetais encontram-se naturalmente em pequenas quantidades em vários alimentos que consumimos diariamente, como óleos vegetais, sementes, cereais, frutas e vegetais.

Se deseja manter seu corpo saudável, é importante reconhecer o impacto que as suas escolhas alimentares associadas a um estilo de vida saudáveis podem ter sobre os seus níveis de colesterol.

* O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças coronárias. Existem muitos fatores envolvidos no desenvolvimento das doenças coronárias, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo.

TOP