Página inicial > Colesterol > Sobre colesterol > Como funcionam os testes de colesterol?
Como funcionam os testes de colesterol?

Como funcionam os testes de colesterol?

Ao bombear o sangue pelo seu corpo, o coração está a cuidar carinhosamente de si e existem muitas formas diferentes de retribuir esse cuidado. É comum as pessoas falarem sobre exercício físico, alimentação saudável e atitudes essenciais para manter a saúde do coração, mas também existem coisas simples que podemos fazer para darmos uma mãozinha aos nossos corações: conhecer os nossos números.

O que significa isso? Significa que devemos conhecer as nossas estatísticas de saúde, como o Índice de Massa Corporal (IMC), a pressão sanguínea e, conforme explicaremos a seguir, os níveis de colesterol. Para ajudar, apresentamos um artigo bastante útil para explicar as características e o funcionamento do exame de colesterol.

Por que fazer um exame de colesterol?

O colesterol elevado é um dos fatores de risco de doenças cardíacas. Felizmente, os níveis de colesterol são incrivelmente simples de conferir! Um simples exame de colesterol pode dizer quanto colesterol circula no seu sangue. É uma informação muito útil e pode ajudar a motivá-lo a fazer mudanças simples, embora necessárias para se habituar a uma alimentação que potencialmente reduz o seu colesterol.

Como são agendados os exames de colesterol?

Não é difícil conseguir o seu teste de colesterol. Basta consultar um médico. Para agendar o seu teste só tem de ligar para o Posto de Saúde mais próximo da sua casa e perguntar sobre os procedimentos para realizar um exame de colesterol. Muitos Postos de Saúde terão uma enfermeira chefe que pode fazer um check-up completo e depois, dependendo dos resultados, oferecer apoio e aconselhamento. Algumas farmácias também oferecem este serviço; pergunte na loja como proceder ao agendamento.

Algumas instituições convidam ativamente as pessoas a fazerem um exame de colesterol. Se tiver mais de 40 anos, os médicos provavelmente avaliarão o seu colesterol a cada cinco anos, embora para aqueles que tomam remédios para reduzir o colesterol ou com um histórico familiar de colesterol elevado, é provável que esse tempo seja menor.

Como é medido o colesterol?

Existem dois tipos principais de exame de colesterol: um é a amostra de sangue diretamente da veia e o outro é através de um capilar, um dos vasos sanguíneos menores que se encontram no corpo todo. No primeiro, um profissional de saúde procura uma veia, geralmente no braço ou na mão, e usa uma seringa para coletar um pequeno frasco de sangue. Em seguida, ele é enviado ao laboratório para análise. Os prazos variam, mas a maioria dos exames ficam prontos em 48 horas e os pacientes ligam para obter seus resultados.

No segundo tipo, um profissional de saúde utilizará um pequeno instrumento de punção para coletar apenas uma única gota de sangue da ponta de um dedo. Em seguida, essa gota será colocada numa pequena faixa que é inserida num instrumento especial. O resultado fica pronto na hora, ou seja, poderá descobrir o seu nível de colesterol em poucos minutos.

Depois, o seu médico falará sobre os números, explicando o que eles significam para a sua saúde. É importante que saiba não apenas as estatísticas, mas o que elas realmente indicam. Se os números não estiverem nos valores de referência, normalmente receberá muitos conselhos úteis sobre mudanças de estilo de vida que poderá fazer. Perder peso, mudar sua alimentação ou fazer mais exercícios podem ser alguns deles.

O que significa o resultado do meu exame de colesterol?

O resultado do exame de colesterol deve fornecer o seu nível de colesterol total e os níveis de colesterol LDL e HDL no seu sangue. De acordo com o NHS (National Health Service, ou Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) e a Heart UK (Instituição Britânica para tratamento do colesterol):

  • O colesterol total deve ser 200 mg/dl ou menos para adultos saudáveis, 160 mg/dl ou menos para indivíduos considerados de “alto risco.”
  • O colesterol não HDL deve ser igual ou inferior a 160 mg/dl.
  • O colesterol LDL deve ser 120 mg/dl ou menos para adultos saudáveis, 80 mg/dl ou menos para indivíduos considerados de “alto risco.”
  • O colesterol HDL deve estar em 40 mg/dl.
  • Quanto menor o índice de colesterol (colesterol total dividido pelo colesterol HDL), melhor. O ideal é que ele esteja abaixo de quatro para um, de acordo com o NHS, enquanto o Heart UK explica que o índice acima de 6 é considerado de “alto risco.”

Os exames de colesterol são uma ótima maneira de entender melhor a sua saúde e ajudar a fazer boas escolhas. E também são rápidos e fáceis de fazer! Se ainda não sabe os seus números, vá e descubra já!

* Os esteróis de plantas ajudam a reduzir o colesterol no sangue. O colesterol elevado é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e é importante cuidar de todos eles para reduzir esse risco como um todo. Consumir de 1,5 a 2,4 g de esteróis de plantas por dia pode reduzir o colesterol entre 7 a 10 % em 2 a 3 semanas, quando consumidos como parte de uma alimentação e estilo de vida saudáveis com frutas e legumes em quantidade suficiente.

Tudo sobre Colesterol >Também interessante para si

Tudo sobre Colesterol >