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10 maneiras de o ajudar a dormir melhor à noite

10 maneiras de o ajudar a dormir melhor à noite

Uma boa noite de sono é uma parte importante de qualquer estilo de vida saudável, ajuda-o/a a se sentir revigorado/a e pronto/a para enfrentar tudo o que aparecer durante o dia. Este artigo apresentará 10 dicas simples que o/a ajudarão a dormir melhor à noite, desde resistir à tentação de usar o computador à noite até fazer com que seu corpo esteja na temperatura exata para uma ótima qualidade de sono.

10 maneiras de o/a ajudar a dormir melhor à noite

1. Estabeleça uma rotina. Determine um horário específico tanto para se levantar de manhã como para ir para a cama à noite. Embora seja tentador continuar a evitar o seu despertador, seguir uma rotina fará com que se habitue a dormir todas as noites por volta do mesmo horário.

2. Tome um banho. Um banho morno, não muito quente, pode o/a ajudar a relaxar e aquecer o corpo para dormir melhor. Tremer de frio impedirá que tenha uma noite de sono confortável. Uma outra dica é manter alguns lençóis por perto enquanto dorme, para que possa facilmente manter uma temperatura ideal para adormecer.

3. Pratique exercício físico. Fazer um leve alongamento antes de dormir pode ajudar a acalmar e relaxar para ter um sono saudável. Pelo menos 150 minutos de exercícios dinâmicos durante a semana (por exemplo, 30 minutos ao dia por cinco dias) e alongamentos à noite são ótimas formas de ajudá-lo/a a dormir bem, além de fazer com que se sinta mais produtivo e ativo durante o dia. Mas lembre-se de não fazer exercícios intensos antes de dormir, pois isso pode fazer com que tenha mais dificuldade para relaxar, então, faça alongamentos lentos e suaves.

4. Diminua a intensidade das luzes. Tente evitar luzes fortes algumas horas antes de dormir. Uma das formas mais simples de ajudá-lo/a a dormir melhor é evitar a “luz azul” dos telefones e laptops, que pode mantê-lo acordado e interferir no seu relógio biológico.

5. Corte na cafeína. Pode parecer um sacrifício reduzir o seu consumo diário de cafeína, mas optar por chá ou café descafeinado após o almoço ajudará a desacelerar quando chegar a hora de dormir.

6. Tenha um ritual. Seja passar o seu hidratante favorito, ler um livro durante 20 minutos ou tomar uma chávena de chá de ervas, escolher um ritual noturno para se livrar do stress do dia é uma das formas mais simples de ter uma boa noite de sono. Confira nosso artigo sobre controlar o stress aqui para ter algumas ideias.

7. Fique confortável. Pesquise as diferentes opções de colchões disponíveis para encontrar o ideal para si, e se for possível, experimente. Um bom colchão pode melhorar a sua postura enquanto dorme e ajudar a dormir tranquilamente. Cada um tem as suas preferências, portanto, se gosta de um colchão realmente firme enquanto a sua outra metade prefere um macio, pode experimentar uma opção mista. Essa opção combina dois colchões com diferentes níveis de maciez, deixando todos satisfeitos!

8. Ouça sons contínuos. Isso pode não parecer intuitivo, mas ouvir um som regular constante pode fazer com que deixe de se concentrar no som dos vizinhos ou no ronco de quem está ao seu lado. Ouvir um CD com o som das ondas ou simplesmente ligar o ventilador são ótimas formas de o/a ajudar a dormir melhor.

9. Anote as suas preocupações. Quando as preocupações não o/a deixam dormir, geralmente exteriorizá-las pode ajudar, seja com uma simples lista de coisas a fazer ou a escrever num diário. Deixe as suas ansiedades no papel, sabendo que planeou como lidar com elas no dia seguinte.

10. Escolha pratos leves. Uma refeição completa antes de dormir pode impedi-lo/a de ter sono com facilidade, por isso, opte por refeições leves à noite. Mais uma dica simples para dormir melhor à noite é evitar beber em excesso, pois o álcool pode perturbar o seu descanso noturno.

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